Relato de atividade em sala de aula

NISE DA SILVEIRA: INSPIRAÇÃO E DESCOBERTA

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Nise da Silveira
10/10/2024
Língua Portuguesa
Conhecimento
Ensino Fundamental - Anos Finais
16
Ana Carolina de Oliveira Santo
COLEGIO NIEDE GUIDON | MG | Contagem | Privada





O documentário "Nise da Silveira" foi utilizado na aula de Produção Textual como uma forma de introduzir aos alunos a trajetória de Nise da Silveira, uma importante cientista brasileira. Esse filme desempenhou um papel central no Projeto Interdisciplinar sobre Mulheres na Ciência, em que a escolhida pela turma foi a renomada psiquiatra, sendo a obra cinematográfica fundamental para mostrar a vida, os desafios e as conquistas de Nise.

Ao assistir ao documentário, os alunos poderão compreender como Nise da Silveira se destacou na área da arteterapia e como suas contribuições influenciaram positivamente o campo da saúde mental. Espera-se que o filme contribua na aprendizagem de forma a fazê-los compreender a importância da vida e da obra de Nise da Silveira, não apenas no contexto histórico, mas também no que diz respeito à humanização dos tratamentos psiquiátricos e à utilização da arte como ferramenta terapêutica.

Além disso, o filme deve inspirar os alunos a refletirem sobre a presença e o papel das mulheres na ciência, fortalecendo o debate sobre questões de gênero e ciência, e incentivando a produção textual. O uso do documentário servirá como uma ferramenta prática para o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas, preparando-os para a construção de um roteiro para podcast sobre Nise da Silveira.


Para a implementação do documentário "Nise da Silveira" no Projeto Interdisciplinar Mulheres na Ciência, uma sequência de atividades foi elaborada para garantir que os alunos absorvam de forma prática e reflexiva o conteúdo apresentado. A primeira aula começou com uma pesquisa sobre Nise da Silveira, onde os alunos, organizados em grupos, realizaram uma pesquisa utilizando a internet e materiais de apoio. O objetivo dessa pesquisa foi proporcionar um ponto de partida sobre a trajetória de Nise na ciência, suas inovações no campo da psiquiatria e o desenvolvimento da arteterapia, preparando-os para as etapas seguintes do projeto.

Na segunda aula, os alunos aprenderam a desenvolver roteiros audiovisuais, focando nas estruturas narrativas e na adaptação de informações documentais para o formato escrito. Esse conhecimento foi essencial para o roteiro do podcast que seria produzido.

A terceira aula foi dedicada à exibição do documentário "Nise da Silveira", com pausas estratégicas para discussões sobre temas como lobotomia, terapia de choque e a resistência de Nise a essas práticas. Os alunos também discutiram a introdução da arteterapia e seu impacto no tratamento de pacientes.

Após a exibição do documentário, os alunos foram divididos em grupos para a realização de uma atividade prática. Cada grupo recebeu a tarefa de elaborar um roteiro de 3 a 5 páginas para a gravação de um vídeo em formato de podcast. O conteúdo do roteiro deveria ser baseado nas informações e discussões proporcionadas pelo documentário, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento adquirido de forma prática e criativa. Essa atividade permitiu que os alunos explorassem o formato de roteiro audiovisual, colocando em exercício os conceitos aprendidos na aula anterior e utilizando o documentário como base para a produção final.

A realização dessas atividades envolveu o uso de recursos audiovisuais, como projetor e caixas de som para a exibição do documentário, além de materiais de apoio sobre roteiros e o uso de computadores para a pesquisa e a elaboração dos roteiros em grupos. Por fim, os alunos utilizaram uma plataforma online para gravar e editar o podcast, que seria o produto final do projeto. Essa sequência de atividades permitiu uma interação ativa com o conteúdo, garantindo que os alunos não apenas consumissem as informações, mas também as aplicassem de maneira criativa e prática, promovendo um aprendizado interdisciplinar e colaborativo.


Durante a exibição do filme, foram observados aspectos positivos e alguns desafios que influenciaram a experiência dos alunos. Por um lado, a escolha de um documentário sobre Nise da Silveira foi eficaz para contextualizar e aprofundar o conhecimento sobre sua vida e trabalho. O filme proporcionou uma oportunidade rica para debates sobre a história da psicologia e as controvérsias em torno de tratamentos como lobotomia e terapia de choque. No entanto, um dos desafios observados foi o tom sombrio que os alunos associaram à obra, principalmente devido ao uso de jogos de luzes e à trilha sonora, que criaram uma atmosfera densa.

Outra dificuldade relatada foi o impacto de algumas cenas longas com monólogos, que tornaram a atenção dos alunos mais dispersa. Essas cenas, apesar de importantes para a narrativa, exigiram maior esforço de concentração, o que comprometeu, em certos momentos, o engajamento da turma. Apesar disso, o filme foi bem-sucedido em levantar discussões relevantes, como o prêmio Nobel concedido a Egas Moniz, e em gerar reflexões críticas sobre métodos terapêuticos historicamente adotados na psiquiatria.

Os alunos destacaram tanto aspectos positivos quanto pontos a serem aprimorados. Muitos consideraram o filme uma ferramenta valiosa para compreender melhor a trajetória de Nise da Silveira e sua contribuição à ciência. Eles puderam fazer anotações pertinentes, que serão úteis na criação de seus podcasts, e relataram que o documentário foi eficaz para expandir sua argumentação e conhecimento. Os alunos também mencionaram o tom sombrio do filme como algo que impactou suas percepções, o que gerou sensações de desconforto em alguns momentos. Além disso, apontaram que os monólogos mais extensos quebraram o ritmo da narrativa, dificultando a manutenção da atenção e o acompanhamento da história. Ainda assim, consideraram o conteúdo informativo e relevante para o propósito da aula.

No geral, o filme cumpriu seu objetivo principal, que era fornecer uma compreensão mais profunda sobre a vida e o legado de Nise da Silveira. Ele despertou nos alunos uma série de questionamentos e proporcionou uma base para discussões mais amplas sobre a evolução da psiquiatria e da saúde mental. Para futuras aplicações, seria interessante considerar uma abordagem mais direta e dinâmica, com um ritmo mais leve e objetivo, para evitar a perda de engajamento em momentos cruciais.