Plano de Aula

BOTÂNICO

Botânico | Documentário | De João Vargas | 2013 | 26 min | RJ
08/04/2022
Ensino Fundamental - Anos Finais
Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Geografia, Biologia, Ciências, Arte
Carolina P
Acesse a ficha do filme



Caro professor, o episódio ''Botânico'' faz parte da série: Expedições Burle Marx, que apresenta o trabalho de pesquisa de um grupo de arquitetos paisagistas em busca de plantas endêmicas dos nossos ecossistemas.


Esse documentário proporciona diversas oportunidades que podem ser exploradas com os alunos nos diferentes anos escolares. É possível desenvolver atividades e pesquisas com a turma do 7° ano e 9° ano do ensino fundamental II, utilizando-o como um disparador para o aprofundamento de diferentes objetos de conhecimento explorando a temática Vida e Evolução, organizada pela BNCC. 


Os alunos, podem ser orientados a observar as diferentes paisagens apresentadas no documentário e tomar notas sobre as características dos ambientes rochosos e vegetais ali presentes. Ainda, poderão ser levantadas questões sobre os elementos essenciais para a sobrevivência das plantas e o equilíbrio ambiental desses ambientes. 


Para os alunos do 9° ano, é possível relacionar a riqueza e diversidade desses locais com a necessidade de proteção ambiental e o quanto projetos urbanos que integrem espécies endêmicas mantém a biodiversidade dos nossos ecossistemas.


A partir do vídeo, é possível discutir:



  • Ecossistemas brasileiros;

  • Plantas endêmicas;

  • Caraterísticas vegetais;

  • Equilíbrio ambiental.


 



EF07CI07 - Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
EF07CI08 - Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
EF09CI12 - Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
EM13CHS106 - Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
EM13CHS202 - Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.

Botânico - Questionário

Crie o seu próprio Teste!

Criar Teste





Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)