Plano de Aula

LIBERDADE PARA INGLÊS VER

Liberdade Para Inglês Ver | Documentário | De Belisario Franca,Pedro Nóbrega | 2022 | 26 min | RJ
09/05/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências Humanas, História, Sociologia
KATIA SOUZA
Acesse a ficha do filme



O filme “Inconveniências Históricas - “Liberdade para Inglês Ver” faz parte de uma série que se encontra na plataforma de streaming Curta.educação, uma grande facilitadora do trabalho do professor, na medida em que analisa os filmes de forma pedagógica, conforme as competências e habilidades propostas pela BNCC e ainda fornece planos de aula para o desenvolvimento das capacidades dos seus alunos.


Inconveniências históricas - Liberdade para Inglês Ver” é um documentário que faz parte de um conjunto de obras audiovisuais, com duração aproximada de 25 minutos e tratam de conteúdos históricos que foram abordados de forma incompleta, inadequada ou inapropriada. 


A partir da narrativa cinematográfica e iconográfica, o filme refere-se ao equivocado processo de emancipação dos escravos articulado pelas elites imperiais, às leis que foram implantadas para impedir um projeto  abolicionista verdadeiramente justo e igualitário e como as mesmas foram elaboradas “para inglês ver”, pois não incluíam o ex-escravo na sociedade, fazendo com que se perpetuasse o abismo socioeconômico entre a população branca e negra no Brasil até os dias de hoje.


A  obra nos permite compreender as permanências, o legado e as heranças que compõem o quadro de desigualdades resultante da escravidão, sob o ponto de vista institucional, político e jurídico, inciado em meados do século XIX, quando a Inglaterra aboliu o tráfico internacional , passando pela Lei Feijó de 1831, pela Lei do Ventre Livre em 1871 , a Lei do Sexagenário de 1885 e culminando com a Lei Áurea de 1888. 


“Liberdade para Inglês Ver” apresenta os interesses das elites imperiais pelo prolongamento do processo de emancipação de escravos, desmistificando o conceito de abolicionismo gradual e esclarece como a abolição originou-se da pressão de outras sociedades do mundo civilizado, que tinham outros projetos de exploração econômica e demandavam o fim da escravidão . 


Além das questões externas, o filme analisa as questões internas do processo da abolição da escravidão no Brasil, apontando como a construção das leis abolicionistas objetivaram mascarar a libertação dos escravos e como as elites se organizaram para encaminhar um processo de emancipação protegendo seus interesses e a propriedade privada. Dessa forma, a implementação das mesmas não trouxe a  preocupação por parte da sociedade em se livrar da escravidão, que permaneceria por muito tempo como característica nacional do Brasil.


Todos essas circunstâncias nos alerta para a importância da educação como um dos principais ativos e mecanismos de transformação de um povo; sendo papel do educador estimular a formação de valores, hábitos e comportamentos, que respeitem minorias e diferenças entre os grupos sociais.


Através do documentário podemos desenvolver as competências 1, 6, 9 e 10  valorizando e utilizando os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva; compreender a diversidade de saberes e vivências culturais e de conhecimentos e experiências que possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade; exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza; agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.


O plano de aula pode ser aplicado e adaptado para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental  e Ensino Médio, pois conta com atividades pedagógicas de análise em grupos por temas e conceitos presentes no filme, finalizando com oito questões de múltipla escolha.


 A obra pode ser trabalhada nos itinerários formativos como nas eletivas que tratem de educação política e cidadania e também nas trilhas de aprofundamento na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas estruturadas nos eixos de investigação científica: para que o estudante posicione-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos; utilize-se de dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade; na mediação e intervenção sócio-cultural: para compreender a situação, a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, combatendo o preconceito e a valorizando a diversidade e participando ativamente da proposição, implementação e avaliação de solução para problemas socioculturais e/ou ambientais em nível local, regional, nacional e/ou global, corresponsabilizando-se pela realização de ações e projetos voltados ao bem comum; nos processos criativos: questionando, modificando e adaptando ideias existentes e criando propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em prática e  no empreendedorismo: refletindo continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã, estruturando projetos sociais que combatam as desigualdades sociais, promovendo a incorporação de valores universais, como ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade e solidariedade. 


Classificação pedagógica:


1. Ensino Fundamental II 


Área do Conhecimento: Ciências Humanas


Disciplinas: História 


Habilidades: 


(EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.


(EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado. 


(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.


(EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas. 


(EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.


(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.


(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.


2. Ensino Médio 


Área do Conhecimento : Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


Disciplinas: História e Sociologia


Habilidade:


(EM13CHS601) Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.


(EMIFCG02)Posicionar-se com base em critérios científicos, éticos e estéticos, utilizando dados, fatos e evidências para respaldar conclusões, opiniões e argumentos, por meio de afirmações claras, ordenadas, coerentes e compreensíveis, sempre respeitando valores universais, como liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade.


(EMIFCHSA03) Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias. 


(EMIFCHSA08) Selecionar e mobilizar intencionalmente conhecimentos e recursos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para propor ações individuais e/ou coletivas de mediação e intervenção sobre problemas de natureza sociocultural e de natureza ambiental, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, baseadas no respeito às diferenças, na escuta, na empatia e na responsabilidade socioambiental.


(EMIFCG03) Utilizar informações, conhecimentos e ideias resultantes de investigações científicas para criar ou propor soluções para problemas diversos.


(EMIFCG05) Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá-las em prática. 


(EMIFCG06) Difundir novas ideias, propostas, obras ou soluções por meio de diferentes linguagens, mídias e plataformas, analógicas e digitais, com confiança e coragem, assegurando que alcancem os interlocutores pretendidos.


(EMIFCG08) Compreender e considerar a situação, a opinião e o sentimento do outro, agindo com empatia, flexibilidade e resiliência para promover o diálogo, a colaboração, a mediação e resolução de conflitos, o combate ao preconceito e a valorização da diversidade. 


(EMIFCG09) Participar ativamente da proposição, implementação e avaliação de solução para problemas socioculturais e/ou ambientais em nível local, regional, nacional e/ou global, responsabilizando-se pela realização de ações e projetos voltados ao bem comum.


(EMIFCG12) Refletir continuamente sobre seu próprio desenvolvimento e sobre seus objetivos presentes e futuros, identificando aspirações e oportunidades, inclusive relacionadas ao mundo do trabalho, que orientem escolhas, esforços e ações em relação à sua vida pessoal, profissional e cidadã.



EF08HI14 - Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
EF08HI15 - Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
EF08HI16 - Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
EF08HI19 - Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
EF08HI20 - Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
EF09HI03 - Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
EF09HI04 - Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
EM13CHS601 - Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.




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