Plano de Aula – Documentário: Diálogo ou Guerra
Duração: 2 aulas (100 minutos)
Público: Estudantes de nível médio ou superior, em disciplinas relacionadas a História, Geopolítica, Relações Internacionais ou Sociologia.
Tema Central: O Oriente Médio após a Guerra do Golfo e os esforços de reconciliação entre Israel e os países árabes.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
EM13CHS504 - Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
EM13CHS604 - Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais.
EM13CHS605 - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.
Objetivos:
- Compreender o contexto geopolítico do Oriente Médio após o fim da Guerra do Golfo.
- Analisar as negociações de paz entre Israel e os palestinos e a influência das potências internacionais.
- Refletir sobre o impacto da política externa dos EUA e da União Soviética na região.
- Discutir o papel do Irã e suas relações com Israel e o mundo árabe.
- Promover uma análise crítica sobre a diplomacia versus o conflito como ferramentas para resolver disputas internacionais.
Introdução (10 minutos):
- Apresentar brevemente o documentário e o contexto histórico: o fim da Guerra do Golfo, a dissolução da União Soviética, e as mudanças nas relações de poder no Oriente Médio.
- Explicar o objetivo da aula e o que se espera que os alunos reflitam durante o documentário.
Exibição do Documentário (52 minutos):
- Exibir o documentário “Diálogo ou Guerra” de Vincent De Cointet.
- Durante a exibição, incentivar os alunos a fazerem anotações sobre os temas principais: o papel dos EUA, as negociações de paz entre Israel e os palestinos, a influência do Irã e o uso da diplomacia versus conflito.
Discussão em Grupo (15 minutos):
- Dividir a turma em pequenos grupos e solicitar que discutam as seguintes perguntas:
- Qual foi o papel dos EUA no processo de reconciliação entre Israel e os palestinos?
- Por que o Irã foi visto como uma ameaça na região e como isso influenciou as negociações de paz?
- Como a diplomacia foi utilizada como ferramenta de resolução de conflitos e quais foram os seus limites?
Debate (10 minutos):
- Após a discussão em grupos, realizar um debate aberto sobre o uso da diplomacia no conflito entre Israel e seus vizinhos, versus a opção pela guerra.
- Incentivar os alunos a trazerem exemplos de conflitos contemporâneos que seguem uma lógica semelhante.
O filme foi escolhido para abordar temas de relevância global, como conflitos geopolíticos, diplomacia, relações de poder e as consequências dos conflitos armados, desenvolvendo a capacidade dos alunos de relacionar temas contemporâneos com eventos históricos. O objetivo central foi preparar os estudantes para compreender e articular argumentos sobre temas de ordem internacional que podem aparecer na prova do ENEM, desenvolvendo um pensamento crítico e analítico.