Plano de Aula

FOCO NO ENEM - CONSTRUÇÃO DE REPERTORIO CULTURAL

Diálogo ou Guerra | Documentário | De Vincent De Cointet | 2021 | 52 min |
19/10/2024
Ensino Técnico
Linguagens, Língua Portuguesa, Ciências Humanas
ROBSON ALDIE DOS SANTOS
Professor recomenda Acesse a ficha do filme



Plano de Aula – Documentário: Diálogo ou Guerra


Duração: 2 aulas (100 minutos)

Público: Estudantes de nível médio ou superior, em disciplinas relacionadas a História, Geopolítica, Relações Internacionais ou Sociologia.

Tema Central: O Oriente Médio após a Guerra do Golfo e os esforços de reconciliação entre Israel e os países árabes.



EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
EM13CHS504 - Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.
EM13CHS604 - Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais.
EM13CHS605 - Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.

Objetivos:




  1. Compreender o contexto geopolítico do Oriente Médio após o fim da Guerra do Golfo.

  2. Analisar as negociações de paz entre Israel e os palestinos e a influência das potências internacionais.

  3. Refletir sobre o impacto da política externa dos EUA e da União Soviética na região.

  4. Discutir o papel do Irã e suas relações com Israel e o mundo árabe.

  5. Promover uma análise crítica sobre a diplomacia versus o conflito como ferramentas para resolver disputas internacionais.





  1. Introdução (10 minutos):




    • Apresentar brevemente o documentário e o contexto histórico: o fim da Guerra do Golfo, a dissolução da União Soviética, e as mudanças nas relações de poder no Oriente Médio.

    • Explicar o objetivo da aula e o que se espera que os alunos reflitam durante o documentário.




  2. Exibição do Documentário (52 minutos):




    • Exibir o documentário “Diálogo ou Guerra” de Vincent De Cointet.

    • Durante a exibição, incentivar os alunos a fazerem anotações sobre os temas principais: o papel dos EUA, as negociações de paz entre Israel e os palestinos, a influência do Irã e o uso da diplomacia versus conflito.




  3. Discussão em Grupo (15 minutos):




    • Dividir a turma em pequenos grupos e solicitar que discutam as seguintes perguntas:

      • Qual foi o papel dos EUA no processo de reconciliação entre Israel e os palestinos?

      • Por que o Irã foi visto como uma ameaça na região e como isso influenciou as negociações de paz?

      • Como a diplomacia foi utilizada como ferramenta de resolução de conflitos e quais foram os seus limites?






  4. Debate (10 minutos):




    • Após a discussão em grupos, realizar um debate aberto sobre o uso da diplomacia no conflito entre Israel e seus vizinhos, versus a opção pela guerra.

    • Incentivar os alunos a trazerem exemplos de conflitos contemporâneos que seguem uma lógica semelhante.





O filme foi escolhido para abordar temas de relevância global, como conflitos geopolíticos, diplomacia, relações de poder e as consequências dos conflitos armados, desenvolvendo a capacidade dos alunos de relacionar temas contemporâneos com eventos históricos. O objetivo central foi preparar os estudantes para compreender e articular argumentos sobre temas de ordem internacional que podem aparecer na prova do ENEM, desenvolvendo um pensamento crítico e analítico.



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (2)