Primeira Aula: Introdução à Poesia de Arnaldo Antunes
1. Problematização ( 10 minutos)
O link do filme poderá ser disponibilizado na aula anterior, para que os alunos assistam em casa.
https://drive.google.com/file/d/1QBNSa9JPyeFml8tROW72lMUTYxT94bdL/view?usp=sharing
Começar a aula promovendo uma conversa coletiva com os alunos, abordando a conexão entre poesia e música. Iniciar perguntando:
- "O que distingue uma música de um poema para vocês?"
- "Vocês conseguem lembrar de algum artista que mistura poesia e música em suas obras?"
A partir das respostas, apresentar o artista Arnaldo Antunes, destacando sua carreira como poeta, músico e integrante da banda Titãs, além de seu trabalho solo como um dos principais nomes da música e literatura brasileira contemporânea.
2. Exibição do filme ( 20 minutos)
- Assistir a trechos selecionados do documentário "Com a palavra Arnaldo Antunes", focando nas falas em que ele explica sua visão sobre poesia, palavra e criação artística.
- Na medida em que os trechos acima forem sendo exibidos, argumentar sobre a relação entre poesia, música e performance desenvolvida por Arnaldo Antunes.
- Destacar como o artista se expressa através de diversas manifestações artísticas, explorando a linguagem poética em múltiplas formas de arte.
- Analisar como Arnaldo Antunes se utiliza da palavra para performar, para compor música e para criar diversas formas de expressão artística e significados poéticos.
- Primeira minutagem - 3:35 a 4:39
- Segunda minutagem - 6:59 a 12:14
- Terceira minutagem - 14:50 a 17:00
- Quarta minutagem - 18:30 a 21:06
- Quinta minutagem - 20:00 a 22:15
- Sexta minutagem - 27:23 a 29:13
- Sétima minutagem - 32:30 a 36:50
- Oitava minutagem - 45:40 a 46:00
3. Reflexão e troca de ideias ( de 20 minutos)
Depois que o os alunos assistirem aos trechos do filme, deverão ser organizados em grupos para refletirem e discutirem sobre os seguintes tópicos:
- De que maneira Arnaldo Antunes trabalha a palavra em suas criações? Quais características da linguagem dele mais chamaram a atenção?
- Como os aspectos visuais e sonoros presentes no filme colaboram para a criação de uma experiência poética diferenciada?
- O que acham da abordagem experimental e visual do autor, especialmente no que se refere à sua relação com a poesia concreta e o uso gráfico das palavras?
- Quais são as diversas formas de expressão artística que Arnaldo Antunes utiliza para explorar a linguagem poética ?
- Qual o caráter transformador da obra do artista?
- Como a arte, além de ser uma forma de expressão, pode transformar a sociedade?
Segunda Aula: Fazendo Arte Inspirada em Arnaldo Antunes
- Fazendo arte com as palavras ( 20 minutos)
- Proponha uma oficina na qual os alunos possam expressar a linguagem de diferentes formas: como poesia, como performance ou como letra de música. Na apresentação os alunos deverão refletir e demonstrar como as palavras podem expressar emoções, contar histórias, abordar temas sociais e transformar o individual e o coletivo.
- Os alunos podem trabalhar em grupos ou individualmente.
- Podem tomar como inspiração as características da obra de Arnaldo Antunes, como:
- o uso experimental que o artista faz da linguagem
- o uso de palavras em repetição ou fragmentadas
- a exploração da sonoridade e do ritmo
- o uso de elementos visuais ou gráficos no texto
2. Apresentação (20 minutos)
- Pedir aos alunos que compartilhem suas produções com a turma.
3. Reflexão Final (10 minutos):
- Finalizar a oficina com uma conversa sobre o processo criativo. O que foi mais desafiador? O que descobriram sobre suas próprias formas de expressão? Essa reflexão ajuda a consolidar o aprendizado e pode motivá-los a continuar escrevendo fora da sala de aula.
- Promova uma discussão construtiva sobre as criações, destacando a originalidade e a relação com o estilo de Arnaldo Antunes.