A avaliação será contínua, levando em consideração a participação dos alunos nas discussões, a qualidade das apresentações e a criatividade dos cartazes.
Material complementar: Questões de vestibular
01 - (Pucpr Medicina 2024): Minutagem: (Trecho do filme relacionado a essa questão: 18:53-19:55)
A febre amarela (FA) silvestre é uma doença infecciosa febril aguda, não contagiosa, causada por um arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridade. Epidemiologicamente, a doença pode se apresentar sob duas formas distintas: febre amarela urbana (FAU) e febre amarela silvestre (FAS), diferenciando-se uma da outra apenas pela localização geográfica, espécie vetorial e tipo de hospedeiro. A doença mantém-se endêmica e enzoótica em diversas regiões tropicais das Américas e da África, e de modo esporádico, são registrados surtos e epidemias de magnitude variável... A vacina está disponível nas unidades de saúde de todo estado. Quem tem entre 9 meses de idade e 59 anos e nunca tomou uma dose deve se vacinar.
Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Febre-amarela>. Acesso em: 24 jul. 2023.
Baseando-se no texto sobre a febre amarela, constata-se que
a) a forma silvestre possui o macaco como principal vetor.
b) sob forma urbana, a transmissão é vertical e sob forma silvestre, é vetorial.
c) as duas formas da doença apresentam ciclos monóxenos ou monogenéticos.
d) é mantida em um ciclo silvestre, que inclui vertebrados não humanos e artrópodes.
e) a vacinação tem ação terapêutica para pessoas na faixa entre 9 meses de idade e 59 anos.
Gabarito da questão: Opção D
02 - (Uel 2025): Minutagem: (Trecho do filme relacionado a essa questão: 41:44-43:28)
Analise o infográfico a seguir.

Com base no infográfico e nos conhecimentos sobre a epidemia de dengue no Brasil, assinale a alternativa correta.
a) No Brasil, a vacina é a única ferramenta capaz de controlar a doença e acabar com a dengue mesmo que o percentual de vacinação ainda seja baixo.
b) Os três Estados que apresentaram maior incidência de casos de dengue são também os que apresentaram maior número de óbitos.
c) Das 27 unidades da federação, o Paraná, Minas Gerais e o Distrito Federal somam juntas a maior incidência de casos de dengue, quando comparadas aos demais Estados com mais de 300 casos por 100 mil habitantes.
d) Os 11 Estados que apresentam menos de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes somam juntos mais óbitos que o apresentado pelo estado da Bahia.
e) As regiões Sul e Sudeste, apesar de apresentarem maior incidência de casos de dengue, possuem, juntas, menor número de óbitos que a região Centro-Oeste.
Gabarito da questão: Opção C
03 - (Fuvest 2025): Minutagem: (Trecho do filme relacionado a essa questão: 45:25-46:06)
“A distribuição dos mosquitos, a frequência de suas picadas e o tempo de eclosão de seus ovos são afetados pela temperatura, pluviosidade e velocidade do vento, além de outros fatores, como deslocamento e densidade populacionais. Por exemplo, com uma temperatura de 27 °C, o período de incubação dos ovos é de dez dias; no entanto, a 37 °C, esse período passa a ser de sete dias. Além disso, a intermitência das chuvas no final da estação do verão e os ventos calmos acentuam a proliferação e a atuação do vetor.”
MENDONÇA, Francisco de Assis. Aquecimento Global e Saúde: uma perspectiva geográfica – notas introdutórias. Terra Livre, 2003 (Adaptado).
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
a) A elevação da temperatura e o aumento da pluviosidade, somados ao desmatamento, à urbanização e à circulação de pessoas em várias áreas, potencializam a expansão da dengue.
b) A dengue é um problema nacional e está relacionada ao fato de o Brasil ser um país tropical com áreas de florestas, aspectos que, combinados à dispersão da população, contribuem para minimizar a epidemia.
c) A proliferação do mosquito Aedes aegypti ocorre em áreas pouco povoadas nos centros urbanos, associada às baixas temperaturas que intensificam a transmissão da doença.
d) No território brasileiro, as áreas com baixas temperaturas reduzem o tempo necessário para eclosão dos ovos, aumentando a proliferação do mosquito Aedes aegypti e a frequência de picadas.
e) A dengue é um problema de saúde pública em escala mundial e sua disseminação está associada à diminuição de temperatura, aumento da velocidade do vento e redução da precipitação.
Gabarito da questão: Opção A