Relato de atividade em sala de aula

A LUTA PELA LIBERDADE: MOVIMENTOS SOCIAIS E A ABOLIÇÃO NO BRASIL

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A Última Abolição
25/10/2024
Sociologia
Pensamento científico, crítico e criativo
Ensino Médio
70
Francilma Ronetia Barbosa Mari
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCACAO CIENCIA E TECNOLOGIA DO MA - IEMA PLENO SAO LUIS ITAQUI BACANGA | MA | São Luís | Estadual





Os alunos deverão ser capazes de:

  • Analisar o impacto dos movimentos abolicionistas na formação da cidadania brasileira.
  • Relacionar a luta dos escravizados e seus aliados no século XIX com os movimentos sociais contemporâneos.
  • Discutir as consequências da abolição da escravatura para as desigualdades sociais no Brasil, estabelecendo conexões com a luta por direitos humanos e justiça social na atualidade.

Utilizando o planejamento reverso, estabelecemos como resultado esperado que os alunos compreendessem a importância dos movimentos sociais na transformação da sociedade, identificando continuidades e rupturas entre a escravidão e as desigualdades sociais atuais. Durante a exibição do documentário "A Última Abolição", fiz pausas estratégicas para verificar a compreensão dos alunos sobre as informações apresentadas, complementando com explicações sociológicas. Usei um Recurso Educacional Digital (RED) por meio da plataforma Plickers, com perguntas baseadas na Taxonomia de Bloom, avaliando desde o conhecimento básico até a análise crítica.

Por exemplo, uma das perguntas de Aplicação foi: "Como as mulheres escravizadas resistiram ao sistema de escravidão, segundo estudos recentes?". As opções incluíam revoltas e fugas para quilombos, sendo essa a resposta correta. Outras questões de Síntese trataram de como a abolição impactou os ex-escravos, destacando o processo gradual de alforrias antes da Lei Áurea.

Cada aluno tinha um pedaço de papel com um QR Code que, ao ser girado, permitia escolher respostas. Eu escaneava os códigos com meu celular e, em tempo real, recebia feedback no computador, ajudando a monitorar a assimilação do conteúdo.

Além do quiz, realizei um debate sociológico para incentivar o pensamento crítico e a argumentação. Duas perguntas principais para o debate foram: "O escravizado que não fugia ou não se rebelava não estava resistindo ao sistema escravista." e "A Lei Áurea foi suficiente para garantir liberdade plena e igualdade para os negros no Brasil.". Os alunos podiam concordar ou discordar, justificando suas opiniões.

Após essa etapa com tecnologia educacional, trabalhamos questões do ENEM, lendo e discutindo as opções. Link das questões utilizadas: https://bit.ly/40gt4ck.

Essa metodologia, combinando tecnologia digital com debates sociológicos, permitiu avaliar o aprendizado e desenvolver competências como o raciocínio crítico e a capacidade de argumentar sobre questões complexas. Acesse as perguntas em: https://bit.ly/48nMD4k.

Acesse fotos do dia da execução da aula: https://bit.ly/48iEUVt

 

 

 

 

 

 


Ao utilizar o documentário "A Última Abolição" como ponto central da aula, foi possível alcançar a compreensão crítica dos estudantes sobre a importância dos movimentos abolicionistas e sua influência na formação da cidadania brasileira. O fato de eu ter utilizado uma tecnologia educacional digital por meio de um RED (Recurso Educacional Digital), feito na plataforma Plickers, para verificar a assimilação do conteúdo em tempo real, ajudou a garantir que os alunos entendessem o contexto histórico e estabelecessem conexões significativas com a realidade atual.

Os debates propostos, com perguntas que incentivaram os alunos a refletirem sobre a resistência escravista e a eficácia da Lei Áurea, permitiram que eles desenvolvessem habilidades de argumentação e raciocínio crítico, conforme previsto nos objetivos de aprendizagem. A participação ativa dos alunos nas discussões e o uso do RED proporcionaram uma abordagem dinâmica e envolvente, que contribuiu para o desenvolvimento de competências, como a análise crítica de processos históricos e sua relação com as desigualdades sociais contemporâneas.

A capacidade dos alunos de identificar continuidades e rupturas entre a escravidão e as desigualdades sociais atuais foi um dos principais resultados observados. Eles demonstraram entender que as heranças da escravidão ainda estão presentes na sociedade brasileira, especialmente nas desigualdades raciais e sociais. Isso evidencia que os objetivos de promover o pensamento crítico e a aplicação de conceitos de cidadania e direitos humanos foram atingidos.

A experiência foi muito positiva, mostrando o potencial que o audiovisual tem para propiciar a aprendizagem, ainda mais quando utilizamos metodologias ativas no processo. Isso foi fundamental para que conseguíssemos abordar o tema da escravidão e da abolição, mas, sobretudo, para relacionar os movimentos abolicionistas com as lutas sociais contemporâneas. O registro da execução do plano de aula usando o documentário pode ser acesso em: https://bit.ly/3BYfTmk e da execução da aula: https://bit.ly/48iEUVt